Dicas para Fazer Marketing em Franquias

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Conversamos com diversas pequenos franqueados sobre o tema de marketing em franquias, percebemos que muitos não sabem muito como investir individualmente em comunicação para suas lojas, uma vez que algumas das redes franqueadoras geralmente o fazem com o percentual de fundo de marketing que os franqueados devem separar do seu faturamento (geralmente entre 2% e 5%).

Geralmente quando o assunto é marketing em franquias, as grandes redes realizam investimentos pesados em publicidade com este percentual, contratando espaços publicitários em televisão e outros meios de comunicação de massas que o franqueado sozinho dificilmente faria, na verdade esta carona publicitária que impacta diretamente no valor e peso da marca junto com a metodologia de processos e produtos são talvez as maiores vantagens que este sistema de franquias oferece para os pequenos investidores (claro que existem outras vantagens alem dessas, mas com menor peso no componente de sucesso). Porem quando o assunto é redes sociais e marketing digital muitas franquias deixam o assunto a cargo dos franqueados gerando uma proliferação de páginas com perfil de conteúdo e estratégia de comunicação diferentes entre si (isso é mais comum em franquias do setor alimentício). Quando os franqueadores assumem a estratégia de comunicação digital, por outro lado, assumem uma postura distante dos franqueados sem integrar esta comunicação com as estratégias de vendas, particularidades e necessidades individuais destes que na verdade são os que têm o contato com o consumidor final, deixando de aproveitar um potencial enorme de relacionamento com este consumidor.
Nossa recomendação para quem é um pequeno investidor e precisa fazer marketing em franquias é começar imediatamente pequenos investimentos em marketing digital focado para seus negócios locais e fazer isso de maneira mais integrada o possível com a estratégia de comunicação central da franquia (claro que obedecendo os dispositivos contratuais sobre uso de imagem e comunicação individuais de cada um). A aplicação do marketing em franquias por parte dos franqueados deve focar dois pontos; a aproximação das lojas com os seus clientes aumentando assim a sua fidelização e também a facilitação de localização dos estabelecimentos por parte de potenciais novos clientes! Para isso separamos 5 dicas para quem atua neste segmento e precisa investir no marketing em franquias.

  1. Garanta que seu estabelecimento esteja constando nos principais mapas ligados a mecanismos de buscas e redes sociais como Google Maps, Foursquare, Apontador, MapLink entre outros, facilitando a vida dos clientes que precisam encontra-lo no mapa.
  2. Crie seu perfil nas redes mais utilizadas pelo seu público (principalmente Facebook e Instagram) e incentive sempre o check in dos seus clientes nas páginas corretas em redes sociais, eles garantem muitos prints para sua página entre os amigos dos seus clientes.
  3. Crie e mantenha perfis em redes sociais que facilitem o relacionamento entre seus clientes e sua loja (como o Yelp por exemplo), mesmo que através destas redes você receba algumas críticas. É interessante ter todos os comentários negativos respondidos e contornados e os positivos agradecidos, isso demonstra uma maturidade no relacionamento com seus clientes aumentando as chances de fidelização.
  4. Aproveite todo conteúdo publicitário gerado pelas franquias em suas próprias redes sociais abertas. Geralmente peças publicitárias, banners, filmes em canais como YouTube ou Vimeo estão disponíveis para que os franqueados compartilhem e aproveitem a carona da exposição que estes já têm!
  5. Na medida do possível invista em publicidade através de Facebook e Google AdWords da maneira mais focada e específica o possível (na descrição de público alvo e distribuição geográfica) garantindo que sua loja seja encontrada pelos potenciais clientes e que esteja sempre entre as primeiras opções de escolha entre seus clientes.

Proteja seus investimentos aumentando as chances de sucesso de sua loja com estas dicas, não perca tempo e comece agora mesmo a divulgar ainda mais sua franquia!

Se tiver qualquer dúvida entre em contato conosco, nós apoiamos você!

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